Dentes de leite e o Aparelho Ortodôntico

aparelho dentario dente de leite

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Em geral os pais acham um verdadeiro charme quando nascem os primeiros dentes de leite dos filhos, não é mesmo?

 

No entanto, esse charme pode ser comprometido quando há a necessidade da utilização de um aparelho ortodôntico.

 

Nesses casos, o dentista deve analisar bem o perfil da criança para compreender qual a melhor maneira de investir num aparelho juntamente a formação dos dentes de leite.

 

Você vive essa situação com seu filho? Possui algum ente querido que esteja passando por isso? Pois bem, dentes de leite e o aparelho é o tema do presente artigo.

 

De fato, existem vários mitos a respeito desse assunto, por isso a necessidade de artigos específicos como esse e a conversa franca com os dentistas para explicá-los e trazer luz ao tema.

 

Para facilitar a organização do texto, optamos na divisão por tópicos da seguinte maneira didática: extração do dente de leite: mito ou verdade?

 

Como tomar uma decisão adequada?

 

A orientação de um especialista é fundamental! Conversando com a criança, a importância da utilização de produtos adequados e considerações finais.

 

Extração do dente de leite: mito ou verdade?

 

Muitos pais ficam literalmente perplexos quando descobrem que o charme dos seus filhos, ou seja, os dentes de leite, devem ser extraídos para dar início ao tratamento e posterior colocação do aparelho dentário.

 

Quando o dentista informa sobre esse procedimento, alguns acabam desistindo do tratamento pois consideram uma atitude radical e imaginam que o dentista esta equivocado sem qualquer tipo de conhecimento científico sobre o assunto.

 

Na verdade, esse procedimento é até bastante comum por conta da própria sequência da queda dos dentes de leite, facilitando assim o restante do processo da formação desses dentes e da colocação do próprio aparelho ortodôntico.

 

Como tomar uma decisão adequada?

 

A primeira coisa que deve ser feita é um planejamento em conjunto, ou seja, entre pais e dentista. Pois tal processo, evidentemente, não poderá ser feito apenas numa consulta e necessitará da colaboração de todos os envolvidos, especialmente da própria criança, no sentido de ter paciência para a extração – se for o caso – de aproximadamente dois dentes de leite por seção.

 

De maneira a não forçar demais a criança e acaba provocando uma oclusão ainda pior.

Sendo assim, não restam dúvidas de que a escolha de um especialista é fundamental!

 

A orientação de um especialista é fundamental!

 

De fato, a escolha de um bom especialista na área é fundamental para o sucesso do tratamento planejado! Até porque uma possível extração dos dentes de leite e a colocação do aparelho perpassam por uma situação cirúrgica.

 

Dessa forma, se for possível, o trabalho em equipe é o melhor dos cenários: o seu dentista de confiança, um odontopediatra e a própria família.

 

Busque a orientação do seu dentista de confiança e tenha ainda mais certeza do que fazer nessas situações.

 

Conversando com a criança…

 

Outro aspecto fundamental é uma conversa franca com a criança em si. Pois ela é de fato quem passará por todos os procedimentos e usar o aparelho ortodôntico.

 

Manter o diálogo com os pequenos é peça chave para o sucesso de todo o planejamento, pois eles ficarão mais calmos e aceitarão com mais entendimento o uso do aparelho, mesmo ainda em tenra idade.

 

Portanto, é necessário explicar tudo, desde o processo de queda dos dentes de leite até o porquê do uso do aparelho dental. Essa medida simples poderá evitar uma série de problemas, já que a criança mesmo de forma incipiente entenderá porque tudo aquilo esta acontecendo.

 

A importância da utilização de produtos adequados

 

Após orientação do dentista certamente você terá em mãos boas indicações quanto a escolha de produtos verdadeiramente adequados para essa fase da criança. Até porque nem sempre o produto com a estampa daquele super-herói será o mais indicado! Muitas vezes é até o contrário que acontece!

 

Considerações finais

 

Informação parece mesmo ser o grande diferencial com relação ao tema dentes de leite e o aparelho ortodôntico!

 

Primeiro ao estabelecer um planejamento e um diálogo franco com o dentista responsável pela criança e por fim por trazer a criança para dentro de todo esse processo, explicando a ela os motivos de todo aquele trabalho e a necessidade do uso do aparelho ortodôntico.

 

Muitas vezes é indicado trabalhar com a criança no sentido de tornar essa experiência mais prazerosa, como “brincar de transformers” com o seu filho por exemplo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Posts Relacionados

FALE CONOSCO

FORMULÁRIO DE CONTATO

Encaminhe uma mensagem preenchendo o formulário abaixo,
ou se preferir, entre em contato através dos nossos telefones ou e-mail.

© 2019 Equilibre Odontologia. Todos os direitos reservados | Responsável Técnico: Dr Jose Carlos Lamouche CRO 37.236 CRO Clínica: 7728<br>
Dentista na República – Dentista no Centro de São Paulo – Dentista no Centro – Dentista na Avenida Ipiranga – Dentista em São Paulo