Alimentos que fazem bem aos dentes

Visitar frequentemente o dentista, fazer uma boa escovação, passar fio dental diariamente, são hábitos que ajudam a garantir uma boa saúde bucal.

Entretanto, uma coisa que muitas pessoas não sabem é que existe uma serie de alimentação que faz bem aos dentes, uma alimentação adequada também contribui muito para se ter um sorriso mais belo.

Por isso, é importante fazer refeições que irão ajudar a deixar seus dentes mais brancos e fortes e as gengivas mais saudáveis, afinal, quem resiste a um lindo sorriso, não é mesmo?

Conheça abaixo, os alimentos que podem fazer bem aos seus dentes e ajudar você a ter um sorriso mais branco e bonito.

• Leite, queijos e derivados: ajudam a elevar o pH da saliva, reduzindo a proliferação de bactéria e a formação de cáries. O cálcio e o fosfato também ajudam na remineralização dos dentes;
  • Peixe:  favorece a cicatrização e evita processos inflamatórios;
  • Maçã, pera e cenoura: são fibrosos que fazem uma ótima limpeza durante a mastigação, estimulam a gengiva a eliminar as partículas alimentares e aumentam o fluxo de saliva;
  • Morango: quando in natura, contém um ácido adstringente natural que facilita a retirada de manchas e deixa o dente mais branco;
  • Abacaxi: contém bromelina, uma enzima que também ajuda a removedor, naturalmente, as manchas, sem afetar o esmalte;
  • Salmão: perfeito para deixá-los mais saudáveis e fortes;
  • Frango: aumenta o fluxo de saliva e a faz uma limpeza natural;
  • Hortaliças: ricos em fibras que, além de facilitar o trânsito gastrointestinal, ajuda a promover a autolimpeza;
  • Goma de mascar sem açúcar: ajuda a aumentar o ph salivar, quando mascada por logo depois de lanches e refeições;
  • Castanha-do-Pará: contém óleos que são capazes de formar uma película sobre os dentes, que impede que bactérias fiquem grudadas neles;
  • Nozes, castanhas e gergelim: a mastigação das sementes ajuda a eliminar a placa bacteriana, limpando naturalmente a boca. Além disso, a semente de gergelim tem cálcio que fortalece, e as nozes ajudam a formar uma película protetora;
  • Brócolis e pepino: também formam uma barreira protetora do esmalte;
  • Chocolate amargo: estudos comprovam que o cacau é melhor que o flúor quando o assunto é a proteção dos dentes;
  • Cebola: é um grande inimigo para o hálito, porém possui compostos antibacterianos que são poderosos para combater a cárie;
  • Uvas passas sem sementes: ajudam a prevenir as bactérias que provocam cáries e doenças periodontais;
  • Gengibre: age como um anti-inflamatório natural, ajudando a manter os tecidos bucais saudáveis;
  • Água: o consumo de líquidos, além de ser necessário para o funcionamento adequado do organismo, é fundamental para a limpeza dos dentes;

Alimentos que devem ser evitados

Assim como alguns alimentos ajudam a cuidar da saúde dos dentes, outros atuam como grandes vilões. E quanto maior for o consumo desses alimentos e próximo da hora que você for dormir, maior a probabilidade das cáries se formarem.

Portanto, evite o consumo dos alimentos abaixo e crie o hábito de escovar os dentes logo após consumi-los.

• Bebidas com açúcar (suco, água aromatizada, refrigerante, etc): o açúcar faz com que as bactérias na região bucal produzam ácidos que podem causar cáries;
  • Balas e doces: além de aumentar a acidez bucal, os tipos mais moles ou ‘puxa-puxa’ aderem com muita facilidade aos dentes, dificultando a limpeza;
  • Carboidratos simples (macarrão, batata, arroz branco e pão): o amido de milho também estimula o aumento da acidez na boca. Prefira consumir esses alimentos na versão integral;
  • Chá, café, mate e vinho tinto: bebidas que contêm pigmentos que mancham;
  • Alimentos ácidos (limão, abacaxi, laranja, etc.): danificam o esmalte dos dentes;

Para garantir uma impecável saúde bucal, além de dar atenção ao consumo de alimentos que ajudam a manter os dentes e as gengivas saudáveis, é importante ter cuidado com a higiene e escovação e fazer Check-Up digital regulares em seu dentista.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]