Teste de Halitose - Clinica Equilibre

Teste de Halitose

tratamento de Halitose

Teste de Halitose

Sabe qual é um dos piores problemas da halitose? Ela ser percebida por todos, menos por quem sofre desse mal. E essa é uma situação que ocorre com bastante frequência, pois, segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), no Brasil, cerca de 30% da população sofre com este problema, que deve ser levado a sério.

O que é halitose?

Halitose é o cheiro que sai da boca, sentido ao falar ou respirar e, de um modo geral, o termo é utilizado quando o hálito tem odor ruim. A situação é bem desagradável e pode causar constrangimento e prejuízos pessoais, emocionais e até profissionais.

O mau hálito não chega a ser considerado uma doença, mas indica a existência de uma desordem no organismo que, na maioria das vezes, está relacionado à própria boca. Mas pode, em porcentagem bem menor, indicar algum problema em outro local do organismo, que precisa ser investigado e tratado.

Embora a maioria dos casos de halitose tenha origem na boca, existem mais de 60 causas para o mau hálito. Entre as principais causas do mau hálito estão: o estresse, os hábitos alimentares, a periodontite e a baixa produção de saliva.

Como posso saber se tenho mau hálito?

Muitas pessoas que sofrem com a halitose, nem ao menos desconfiam do problema. Isso porque quando os odores passam a ser constantes, o bulbo olfativo (responsável pelo olfato) fica anestesiado, ou seja, o nariz se acostuma com aquele odor e a pessoa realmente não sente o mau hálito. Por isso é bem raro que a pessoa perceba quando está com halitose.

Para tirar a duvida, você pode perguntar se seu hálito está ruim para algum amigo ou parente próximo. Mas se o constrangimento for muito, você pode usar as alternativas a seguir para descobrir:

Dê uma lambida no pulso, espere trinta segundos e cheire-o. Se sentir um cheiro forte e ruim é possível que você esteja com halitose.

É interessante também dar atenção a língua para verificar a presença de saburra lingual. Para isso, coloque a língua o máximo possível para fora e verifique, no espelho, se há uma camada esbranquiçada ou amarelada no fundo dela. Este pode ser um indício de halitose.

Entretanto, o que vai realmente comprovar se você está ou não com esse problema é o especifico teste de halitose. Para isso, é necessário fazer uma consulta ao dentista para se submeter ao teste de halitose, que irá medir a concentração de gases derivados de enxofre no seu hálito. Esses gases são os responsáveis pelo mau hálito e chamados de Compostos Sulfurados Voláteis (CSVs).

Para realizar o exame são necessárias duas horas em jejum, sem escovar os dentes ou fazer tipo de bochecho. Também não é permitido fumar neste intervalo de tempo.

O teste de halitose é bem simples, rápido e sem dor:

    • Com uma seringa (sem agulha), o profissional irá retirar cerca de 1 mL de ar da boca do paciente.
    • Em seguida, esse ar será injetado no aparelho especializado, que vai detectar e quantificar os gases responsáveis pelo mau cheiro.
    • O resultado do teste de halitose fica pronto em, aproximadamente, 4 minutos.

Qual o tratamento para o mau hálito?

O primeiro passo para o tratamento para o mau hálito é procurar um especialista em periodontia para descobrir qual é a causa da halitose.

Em geral, quando a pessoa sabe, o tratamento é bem simples e prático. Porém deve ser específico para cada caso, dependendo da avaliação do médico após a realização dos exames.

O diagnóstico vai sugerir o melhor tratamento ou mesmo permitir a orientação de uma consulta com outros especialistas para o tratamento de determinadas doenças.

Como prevenir a halitose?

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar e, até mesmo, eliminar o mau hálito:

      • Beba água frequentemente ao longo do dia para estimular a produção de saliva.
      • Evite permanecer muitas horas sem se alimentar
      • Faça uma boa higiene bucal: escove bem os dentes, sem esquecer de esfregar a língua
      • Use o fio dental todos os dias
      • Prefira uma escova macia e exerça moderada pressão sobre os dentes e gengivas
      • Evite as bebidas com cafeína e o consumo de bebidas alcoólicas
      • Não fume
      • Cuide da alimentação
      • Consulte o dentista regularmente

Se perceber a presença de sangue, sentir dor ou verificar retração da gengiva, procure um periodontista imediatamente.

Quer descobrir qual é o nível do seu hálito? Agende hoje mesmo um teste de halitose.






Clínica Equilibre
A Clínica Equilibre promove excelência em atendimento odontológico, em uma estrutura confortável e tecnológica de alta performance.