Periodontia - Clinica Equilibre

Periodontia

periodontia

O que é periodontia?

A periodontia é a especialidade odontológica responsável por prevenir e tratar doenças periodontais, que envolvem desde a simples inflamação na gengiva até a destruição dos tecidos que sustentam e protegem os dentes.

As doenças periodontais são inflamações causadas por bactérias que afetam, principalmente, a gengiva, os ossos e os ligamentos periodontais (fibras ligam a raiz dentária ao osso) – problemas que atingem cerca de 75% da população acima de 25 anos de idade.

Normalmente, as infecções provocam a abertura de um espaço entre o dente e a gengiva (bolsa periodontal), facilitando que resíduos alimentares se acumulem nesse espaço. O agente que causa essas infecções é a placa bacteriana, que se junta ao dente e pode causar cáries e outros problemas, dependendo do tipo de bactéria que compõe essa placa.

Para ficar alerta, a periodontia destaca alguns dos principais sintomas que servem como sinais de alerta para as doenças periodontais:

  • Sangramento gengiva (o principal dos sintomas);
  • Persistência de mau hálito persistente (halitose);
  • Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
  • Gengivas que se afastam dos dentes (retração);
  • Alteração no formato da gengiva;
  • Mobilidade do dente;
  • Retenções de alimentos;
  • Acumulo de cálculo ou tártaro.

Como é o tratamento da periodontia?

Quando detectada precocemente, a inflamação na gengiva é fácil de tratar. O primeiro passo da periodontia é uma abordagem do dentista para avaliar a gravidade e a melhor forma de tratamento.

Então, os cuidados da peridontia prosseguem através de uma sessão de raspagem, que pode ser manual ou por meio de aparelho de ultrassom. Esse procedimento objetiva remover a placa bacteriana e o tártaro dos dentes.

As limpezas e raspagens podem ser bem incômodas para as gengivas que estiverem bem sensíveis, por isso o tempo e o resultado vão depender do grau de cada doença periodontal.

Quando o local da inflamação é de difícil acesso ou em casos graves, com infecções mais avançadas, é possível que seja necessário fazer uma abordagem cirúrgica. E os dentes que já apresentarem mobilidade vão precisar de fixação.

E se o tratamento não for realizado?

O tratamento periodontal adequado é importante para remover as placas bacterianas e os cálculos dentários, curar o processo inflamatório, acabar com o sangramento gengival e melhorar a retração gengival.

Quando ele não é feito ou não é realizado adequadamente, os problemas gengivais podem causar:

 

  • Perda dental;
  • Perda do osso alveolar, o que pode causar dificuldade em futuros tratamentos de proteses;
  • Infecções por bacteremia;
  • Alteracao estética do sorriso: os dentes podem ficar mais alongados e com espaços abertos (diastemas)
  • Mau hálito.

 

Quando a gengivite não é tratada ou o tratamento vai se prorrogando, a inflamação pode migrar das gengivas para os tecidos que dão suporte aos os dentes. A perda desses ligamentos pode fazer com que os dentes fiquem passiveis a se mover e, em muitos casos, acabem simplesmente caindo. Essa doença é conhecida como periodontite.

A melhor forma de se prevenir é fazer a higiene bucal adequadamente: escove bem os dentes de duas a três vezes ao dia e use o fio dental diariamente. E não deixe de fazer visitas regulares ao seu dentista especialista em periodontia.

As doenças periodontais são as principais causas de perda de dentes em adultos. Portanto previna-se!

Quer restaurar algum dente? A Clinica Equilibre vai te ajudar.






Clínica Equilibre
A Clínica Equilibre promove excelência em atendimento odontológico, em uma estrutura confortável e tecnológica de alta performance.