Agende uma Avaliação:

Extração Dental

Mantenha seus dentes brancos e brilhantes
Extração dental no centro de São paulo

Extração dental

A tão temida extração de dente, também conhecida como exodontia, é um procedimento que deve ser feito apenas com orientação profissional.

A remoção dental é dividida em três tipos, que são:

• Exo simples: trata-se da extração de dentes que cresceram normalmente, mas estão com algum dano, como quebrados ou cariados, por exemplo. É nessa categoria que se encaixa também a extração de dente de leite das crianças;
  • Exo incluso, semi incluso ou impactado: é a extração do dente que tem dificuldade para nascer e atingir a posição adequada na arcada dentária;
  • Exo raiz: é a retirada de restos da raiz do dente que fica presa à gengiva ou ao tecido ósseo.

Cada uma dessas extrações possui seu procedimento adequado e específico, que será identificado pelo cirurgião dentista a partir de radiografias.

Depois de realizada a radiografia, o dentista poderá avaliar o formato, tamanho e posição do dente. Com essas informações, é possível optar pelo melhor procedimento de extração dental e a dificuldade do procedimento cirúrgico.

Para ser feita a extração, o paciente deve ser anestesiado, isto faz com que a extração se torne um procedimento simples e indolor.

Se a pessoa, por descuido ou medo, deixar de extrair um dente que precisa de extração, ela fica suscetível à sérios riscos de saúde bucal, como infecções, aparecimento de cistos e tumores, doenças sistêmicas e nascimento de dentes desalinhados (para os casos de remoção tardia do dente de leite).

Tire suas dúvidas sobre a extração do dente siso

O dente siso (terceiros molares), mais conhecido como “dente do juízo” é bastante conhecido por causar muitas dores e desconforto enquanto está nascendo. Por isso, muitas pessoas optam por extrair os sisos.

As indicações de extração do siso ocorrem quando eles não nasceram adequadamente, quando estão empurrando os outros dentes causando trauma e perda de alinhamento ou quando estão com infecção por cárie, que é comum, já que, por estar no fundo da boca, há dificuldade para fazer uma higiene adequada.

Se esses dentes não estiverem causando comprometimento à arcada dentária, eles funcionam normalmente na mastigação, como os outros dentes do fundo. Assim, não há necessidade de se submeter `a uma cirurgia de extração dental.

O procedimento de extração do siso exige a aplicação de anestesia local próximo ao dente que irá ser removido. Para os mais ansiosos, é possível administrar ainda um sedativo.

A duração da cirurgia do siso varia de acordo com a gravidade do caso, mas em média é de uma a duas horas.

Preciso de cuidados após a extração de dente?

Nesse período de recuperação é muito importante e necessário ficar de repouso, não fazer esforço, não ficar no sol, evitar cuspir, não fazer nenhum tipo de bochecho nas primeiras 48 horas, como também não tomar e nem comer nada quente.

É comum que sejam receitados analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, mas os medicamentos passados devem ser administrados corretamente. Em média a medicação dura de três a quinze dias.

A escovação dos dentes deve ser suave e não se deve fazer o uso de enxaguantes bucais, a não ser aqueles que tenham sido receitados pelo dentista.

Recomenda-se que não fumar por pelo menos sete dias, pois o cigarro possui substâncias tóxicas que podem infeccionar o local da extração. Também é desaconselhável ingerir bebidas alcoólicas.

É indicado que, uma semana depois da extração de dente, o paciente retorne ao consultório para a retirada dos pontos.

Precisando fazer canal? Preencha o formulário, nós entramos em contato