Tratamento de BRUXISMO | Clínica Equilibre

Bruxismo

Bruxismo é uma doença, e nós podemos te ajudar
Como se livrar do bruxismo

Bruxismo

Pode até parecer engraçado, mas é muito comum as pessoas confundirem o nome “bruxismo” com algo relacionado a religião, bruxaria ou algo do tipo, mas na verdade o bruxismo é um problema odontológico que acontece quando a pessoa range ou aperta muito os dentes principalmente quando está dormindo.

O bruxismo ocorre mais comumente durante o sono, mas assim como outros comportamentos, ele pode se tornar um hábito que a pessoa faz enquanto acordada e não percebe.

Causas do bruxismo

Apesar de ser uma doença amplamente conhecida há muito tempo no mundo inteiro, ainda não se sabe ao certo as causas do bruxismo, geralmente o comportamento é ligado ao estresse ou ansiedade.

Mas também ocorre quando o paciente apresenta problemas no sono como a apneia, dores de ouvidos ou dentes.

Além disso, refluxos, mal de Parkinson ou efeito colateral de alguns medicamentos para tratamento de doenças psiquiátricas também podem causar o bruxismo.

Tratamento para o bruxismo

Inicialmente utiliza-se um paliativo para evitar um maior desgaste dos dentes e até mesmo a quebra deles. Esse paliativo é uma espécie de moldeira que pode ser colocada na arcada superior ou inferior com o único objetivo de impedir que os dentes se toquem e diminua o atrito entre eles.

O tratamento em si deve ser baseado na causa do problema, quando esta é identificada o tratamento se torna muito mais assertivo. Mas independente da causa, durante o tratamento será necessário alguns ajustes nos hábitos do paciente, como por exemplo evitar o consumo de bebidas alcoólicas, drogas estimulantes, café e o cigarro, ou qualquer coisa que possa ter como objetivo estimular.

Consequências do bruxismo

A primeira e mais comum consequência é o desgaste dos dentes, por menor que seja o grau do bruxismo, ele sempre causa desgaste nos dentes, além disso, os dentes podem ficar moles, quebrarem ou até mesmo caírem.

O bruxismo também costuma causar dores na face e mandíbula, aumento a sensibilidade dos dentes, recuos na língua, ansiedade, transtornos alimentares, irritabilidade, estresse e insônia.

Assim que o paciente tomar conhecimento de que está com bruxismo, recomendamos que procure um odontologista o mais rápido possível para iniciar o tratamento.

O bruxismo é mais comum em crianças e na maioria das vezes desaparece antes mesmo da adolescência, se os dentes do seu filho ainda são de leite, a preocupação é um pouco menor, mas o problema não deve ser deixado de lado, já que dependendo da intensidade da pressão nos dentes, até mesmo a raiz pode ficar comprometida.

Passe o máximo de informações possíveis, como há quanto tempo o problema está ocorrendo, se o barulho do ranger dos dentes é alto e se acontece com frequência.

Deixe seu contato